- Fenilcetonúria: Uma doença que causa um comprometimento neurológico no desenvolvimento da criança;
- Hipotireoidismo congênito: Doença que pode levar ao retardamento mental e má formações físicas;
- Anemia falciforme: Pode levar a alterações em todos os órgãos e sistemas do corpo;
- Fibrose cística: Doença que leva à produção de uma grande quantidade de muco, comprometendo o sistema respiratório, afetando também o pâncreas;
sábado, 24 de janeiro de 2015
Fazer o teste do pezinho é um direito da criança e um dever dos pais. O exame detecta precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que podem prejudicar o desenvolvimento do bebê. O teste do pezinho é obrigatório por lei em todo o Brasil.
É chamado de teste do pezinho porque o exame consiste em uma picadinha no calcanhar do bebê para retirar algumas gotinhas de sangue.
O calcanhar do bebê é uma região com muitos vasos sanguíneos e a coleta do sangue é feita rapidamente com um único furinho.
O Sistema Único de Saúde institui o Programa Nacional de Triagem Neonatal, onde cobre a identificação de até quatro doenças.
Este é o Vitor Medeiros, nasceu dia 17/01 com 4115g e 60cm e seus pais vieram fazer o teste do pezinho em nossa unidade. Parabéns aos pais e muita saúde ao Vitor!!
Dia 20/01 Foi o dia do Farmacêutico, para comemorar essa data , foi realizado um evento na Cap 5.3 o evento "Farmacêutico é mais saúde ", onde os complexos uniram os seu farmacêuticos para orientar a população quanto ao uso correto, riscos da automedicação e armazenamento dos medicamentos. Nossa Farmacêutica Elaine Ferreira da Cunha, esteve no Complexo Urucânia- Paciência, representando a Clínica da Família Lenice Maria Monteiro Coelho. Qualquer dúvida sobre medicamento procure o profissional Farmacêutico!!!!!!!!!
sábado, 8 de novembro de 2014
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
segunda-feira, 29 de setembro de 2014
terça-feira, 5 de agosto de 2014
A Secretaria Municipal de Saúde realizou nos dias 29 de julho a 2 de agosto a Primeira Semana de Autocuidado nas Escolas. Profissionais de todas as unidades de Atenção Primária do Rio visitaram as escolas municipais, para repassar aos alunos, pais e professores orientações sobre comportamentos saudáveis de prevenção da saúde. Foram ministradas oficinas sobre prática de atividades físicas, alimentação saudável, saúde bucal, cuidados com a pele e prevenção de doenças.













































